terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O que é mais importante para um estudante prender matemática: Motivação ou inteligência?


Ano passado o Projeto Abrindo Horizontes (projeto ação) que desenvolvo na E.M Presidente Médici completou 10 anos. Este blog é parte dele desde 2007.
Durante estes anos eu busquei incentivar meus alunos da escola pública a terem sonhos, acreditarem no seu potencial, e a se esforçarem para alcançar seus sonhos. Com isso, muitos deles tiveram sucessos além do que eu esperava.
Eu dizia para eles que se eles estudassem e se preparassem no 9º ano (antiga 8ª série) para os concursos de acesso a escolas de ensino médio, eles conseguiriam conquistar uma educação de qualidade no ensino médio e não temeriam o vestibular. Isso foi comprovado, já que é um projeto de longo prazo e eu acompanho a trajetória desses alunos que está relatada neste blog.
Mas eu queria ir além e saber o que acontecia com esses alunos que os faziam se superar e superar alunos que estudavam em escolas boas e tinham condições de pagar cursinhos. Então conheci o Professor Dr. Alfred Sholl-Franco que é neurocientista da UFRJ e perguntei a ele. A resposta me surpreendeu, pois ele disse que eu motivava e conscientizava meus alunos. Então a motivação passou a ser o meu foco de estudo na pós-graduação em neurociências e no mestrado. O trabalho abaixo publicado nos anais do congresso de matemática VI EEMAT relata um pouco do que eu descobri sobre a orientação do Dr. Alfred.

http://eemat.sbemrj.com.br/wp-content/uploads/2014/10/CC9_Katia_Alfred.pdf

http://www.cienciasecognicao.org/

Esses alunos maravilhosos e motivados provaram que essa história de quem consegue aprender matemática é inteligente tem muito mito e está incompleta. A verdade é que aprender matemática desenvolve a inteligência, mas para aprender o estudante precisa querer aprender, ter MOTIVAÇÃO (intrínseca e extrínseca) e saber estudar, ou seja, ter ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM.

Os sonhos são a alavanca que impulsiona a força de vontade (Antonio Damásio).

Em 2014 tive o privilégio de ir a formatura de 3 desses alunos.

Rodrigo Cesar que se formou em Desenho industrial na PUC onde estudou com bolsa de 100%.


Pedro e Alison que se formaram na Escola Naval



(neste blog tem a história do começo da trajetória deles)

Eu sempre digo aos meus alunos - Quem estiver preparado vai ser o que quiser, mas quem não estiver preparado vai ser o que der! 

Muitos jovens de comunidades carentes acreditam que estudar é para "nerd" que é perda de tempo e acomodam-se desperdiçando os tesouros da juventude: tempo, energia e oportunidades.

Esses rapazes foram alunos de escola pública, moradores de Bangu, não eram "nerd", mas eram disciplinados, esforçados e tinham sonhos. Estudaram muito e se prepararam para vencer os obstáculos que iriam enfrentar. Hoje estão felizes e realizados.
Isso é aproveitar a juventude em sua plenitude!

 Parabéns rapazes. Eu tenho muiiiiiiiiiiiito orgulho de vocês!





Nenhum comentário: